quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Centenário da Primeira Guerra Mundial

                       Este ano, faz 100 anos desde que começou a Primeira Guerra Mundial.


      Este conflito bélico iniciou quando, em Sarajevo, o arquiduque austríaco Francisco Fernando foi assassinado pelo estudante sérvio Gavrilo Princip a 28 de junho de 1914. Um mês depois, a Áustria-Hungria invadiu a Sérvia; a Alemanha invadiu a Bélgica, o Luxemburgo e a França; e a Rússia lançou um ataque contra a Alemanha. A Tríplice Aliança foi formada em 1882 por: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.       A Tríplice Entente foi formada por: Grã-Bretanha, França e Rússia. Esta política de alianças desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

      As fases da Primeira Guerra Mundial foram:
  1. Guerra de movimento (agosto-novembro de 1914): caracterizou-se por movimento intenso de tropas.
  2. Guerra das trincheiras (novembro de 1914-dezembro de 1917): caracterizou-se pela estabilização de posições recorrendo às trincheiras, valas escavadas no chão com 2 metros de profundidade e muitos quilómetros de extensão, onde milhões de soldados circulavam e mantinham uma posição protegida para lançar ofensivas ou defender território conquistado.
  3. De novo a guerra de movimentos (janeiro-novembro de 1918): caracterizou-se por uma ofensiva alemã no início de 1918, à qual os Aliados, incluindo Portugal, Grã-Bretanha e França, contra-atacaram até à rendição dos Impérios Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano).



      A 11 de novembro de 1918, assinou-se um armistício pondo fim à guerra.


      A 28 de junho de 1919, três dos aliados (França, Grã-Bretanha e EUA) assinaram o Tratado de Versalhes, cujo objetivo era impor condições de paz à Alemanha. As imposições foram: perda de parte do seu território e das suas colónias; restrição ao tamanho do exército e indemnização aos países afetados pela guerra.


     A geografia europeia mudou: os Impérios Centrais desfizeram-se e formaram-se novos países: Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Checoslováquia, Áustria, Hungria, Jugoslávia, Irlanda e Finlândia.