domingo, 13 de outubro de 2013

História do Metro

     O metropolitano é denominado de metro (Internacional), subway (EUA e Japão), underground (Grã-Bretanha), metrô (Brasil), U-Bahn (Alemanha e Áustria), T-Bana/T-Bane (Escandinávia), ditié (China), Subte (Argentina), Cityrail (Austrália), MTR (Hong Kong), MRT (Singapura) e Light Rail (diversas zonas do mundo).
     O primeiro metropolitano surgiu em Londres a 10 de janeiro de 1863, tendo sido totalmente eletrificado em 1905. Inicialmente, movia-se a vapor e era a adaptação de um comboio. O primeiro trecho da linha Metropolitan ligava Paddington Bishop's Road a Farringdon Street com as seguintes estações intermédias: Edgware Road, Baker Street, Portland Road, Gower Street e King's Cross. Atualmente, a cidade tem 11 linhas com 402 km de extensão.


Metro a vapor

Estação do metro


     O segundo metro do mundo abriu em Chicago a 6 de junho de 1892 com um percurso à volta do centro da cidade. Atualmente, Chicago possui 8 linhas que percorrem 166 km.




Comboio elevado


     A 2 de maio de 1896 é inaugurado o serviço de metropolitano de Budapeste. De início, só existia a linha M1 com a extensão de 5 km. Hoje, possui 40 estações ao longo de 33 km.

Entrada da estação de metro Vörösmarty tér, na linha M1

     A cidade de Glasgow, na Escócia, inaugurou a linha única a 14 de dezembro de 1896. Esta linha é apelidada de Laranja Mecânica e operava comboios a vapor com tração de cabo, só sendo eletrificada em 1935. É uma linha em círculo com 15 estações.


Interior da estação de metro Kelvinhall


     Inicialmente um elétrico subterrâneo ao longo da Tremont Street, inaugurado a 1 de setembro de 1897, a rede do metropolitano de Boston vai expandir-se por 60,5 km servindo 403.000 passageiros diariamente.  O «T» percorre o centro da cidade em subterrâneo mas em superfície ou elevado nas zonas exteriores.


Metro de Boston na rua

     Paris viu o seu metropolitano surgir em 19 de julho de 1900, da Porte de Vincennes à Porte Maillot, com 8 estações. Nos nossos dias, tem 16 linhas que sulcam 218 km e transportam 4.180.000 pessoas diariamente.


Pormenor de entrada em estilo Arte Nova


     Mesmo na correria dos dias, podemos ficar encantados com o mundo subterrâneo das grandes cidades mundiais , onde circulam milhões de pessoas e é o retrato vivo da evolução do homem.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Boas férias e viajem muito

      A todos os visitantes do meu blogue desejo boas férias. Aproveitem para fazer as coisas que gostam. Leiam muito, pratiquem desporto, descansem, visitem museus, exposições, feiras temáticas, vão à praia e à piscina.



  
 
Praia de Sesimbra
  



Museu de Santa Maria de Lamas

      E não se esqueçam da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que se realizará entre os dias 1 e 11 de agosto. Por experiência própria vos digo que é muito interessante e um espetacular retrato de uma época da História de Portugal.

  

      Boas férias!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

COLECIONANDO GUIAS


Colecionando guias

      Os meus guias estavam todos desorganizados e então, resolvi organizá-los por coleções e contá-los. Depois fizemos um gráfico que vou apresentar a seguir.


      A Lonely Planet domina a tabela, sendo a minha preferida. Apesar de os guias estarem escritos em Inglês, os textos são muito interessantes e têm muitos mapas. As fotografias são poucas mas são únicas, diferentes dos outros guias, oferecendo perspetiva de viajante.
      Quanto aos seus autores, eles são de todo o mundo, mostrando diferentes perspetivas e opiniões.
      Sendo uma das minhas paixões, continuarei a colecionar os novos títulos.



terça-feira, 16 de julho de 2013

A Itália para a Ana do Carmo

      Em 2008, a minha turma, o 10º BD do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, cresceu em número. Um dos novos alunos era a minha amiga Ana do Carmo, que queria conhecer a Itália.
      Um dos pontos de interesse seria a cidade de Veneza em fevereiro/março. Ao mesmo tempo que visitasse o património arquitetónico, poderia deslocar-se de vaporetto ou de gôndola e assistir ao Carnaval.

Vista aérea de Veneza


Vaporetto

Gôndola

Palácio dos Doges

Carnaval Veneziano
      Outra sugestão seria uma viagem de barco até à ilha da Sardenha ou à Sicília.


Sicília

Sardenha
      Espero que gostes das minhas sugestões mas aguarda um roteiro completo.
      Beijinhos grandes,
      Sérgio

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Salas da Casa da Música

1-Sala Suggia
      Esta sala chama-se assim para homenagear a grande violoncelista Guilhermina Suggia. É o principal auditório em tons prateado e dourado, que formam invulgares jogos de luzes com o vidro. Aí se realizam os principais eventos.



2-Sala 2
      Esta é a segunda sala de maior dimensão da Casa da Música. É um espaço polivalente onde predomina a cor vermelha, inspirada nos teatros barrocos italianos.




3-Sala de ensaio
      É um conjunto de salas de várias dimensões, que permite não só ensaiar mas também funciona como estúdio de gravação.



4-Sala Renascença
      É o acesso às Salas Laranja, Cybermusica e para o Foyer Poente. Está toda revestida a azulejos azuis e verdes.


5-Sala Roxa e Laranja
      São espaços muito acolhedores, direcionados para eventos educativos e atividades lúdicas com jovens.






6-Foyer Nascente e Poente
      Os foyers são espaços onde se realizam eventos de média dimensão. Têm como particularidade o facto de as suas altas paredes de vidro ondulado estarem projetadas para a cidade.



7-Terraço
      A sua localização no Piso Sete, confere-lhe uma magia particular, já que o seu teto de vidro se abre para a abóbada celeste.



8-Sala VIP
      Sendo um espaço privilegiado, nele se realizam cerimónias formais. As suas paredes são verdadeiras réplicas dos painéis de azulejaria portuguesa de diversos museus.



9-Cibermúsica
      Situada no Quarto Piso, nesta sala apresentam-se projetos musicais e desenvolvem-se pesquisas e experimentação no âmbito das Novas Tecnologias.



10-Bar Casa da Música
      Do topo do edifício, os frequentadores do bar podem contemplar a zona urbana circundante e os Jardins da Boavista. A sua programação é mais vocacionada para as camadas jovens (e alguns idosos) que apreciam a música eletrónica.


      No dia 16 de maio visitei a Casa da Música e adorei!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Respostas às perguntas do jogo «Milionário Geográfico»


Respostas do Milionário Geográfico

  1. Dhaka
  2. Basílica de São Pedro
  3. Uruguai
  4. KwaZulu-Natal
  5. Etiópia
  6. Buñol
  7. Finlândia
  8. 1863
  9. 22 em 10 serviços
  10. Catraca
  11. Trans-Siberiano (Rússia)
  12. National Express
  13. Freightliner Argosy
  14. Shropshire
  15. Lonely Planet
  16. Mar Cáspio
  17. Angkor Wat
  18. Iucão e Território do Norte
  19. Cinco